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Segmentação do Mercado

Vamos agora para a segunda parte do nosso tutorial de como criar um plano de marketing para sua empresa. Nesta etapa, trabalharemos a segmentação e a escolha do público alvo!

Ao abrir uma empresa é comum ouvirmos o empreendedor dizendo: “meu público alvo é todo mundo, sou uma empresa que vai vender para todos”.

Com certeza vocês já ouviram alguém falando desta forma ou até mesmo já tiveram este pensamento, o que pode ser considerado um dos primeiros grandes erros estratégicos. Quando não se segmenta e se define um público alvo, acabamos por criar uma empresa sem identidade tornando a marca pouco atrativa para seu real público alvo.

Muitas empresas sobrevivem desta forma há anos, porém, o risco de esta empresa ser flanqueada por diversos concorrentes especializados é muito grande, perdendo sua carta de clientes e tendo sempre que buscar novas formas de se sustentar, não obtendo na maioria das vezes um grande destaque e permanecendo sempre em uma eterna briga pela sobrevivência.

A segmentação do mercado trata-se das variações dentro de um mercado específico, como o de calçados por exemplo, onde existem os segmentos: Masculino, feminino, fitness, para esportes específicos, casuais, luxuosos, entre outros.

É válido lembrar que sua empresa pode atuar em mais de um segmento, mas isso depende de suas capacidades, sendo que para isto é importante analisar quais são os segmentos que você tem condições de atender com excelência e os tipos de produtos e serviços que sua empresa é capaz de fornecer atentamente para cada público dando a mesma atenção.

Um exemplo básico de como você pode fazer esta análise é estudando os seus concorrentes, por exemplo: Se você possui 3 concorrentes que trabalham com todos os segmentos e não são especializados em nenhum, talvez você possa se especializar em um e desta forma você teria um grande diferencial em relação a eles. É melhor você trabalhar em 3 segmentos diferentes e brigar por preço, ou ser especializado em um segmento e ter um valor agregado? Talvez se especializar seja a melhor saída, uma vez que todos os seus concorrentes estão acostumados a ter um pouco de tudo e acabam deixando a desejar em todos os segmentos de atuação.

É claro que ainda existem megalojas e empresas que conseguem se sair bem em diversos segmentos, mas isto já é um caso de grandes corporações e empresas muito bem estruturadas e não para um empreendedor que está começando agora seu primeiro negócio, é uma questão de conhecimento e recursos disponíveis.

Escolha e identificação dos segmentos:

Ainda sobre os segmentos, ao fazer a escolha do seu, é importante listar todos nichos com suas estimativas sobre o percentual de vendas que cada um representa para o mercado em geral, o comportamento do público que utiliza os produtos e o que ele deseja, qual o suporte necessário para se atuar no segmento, a melhor forma de anunciar e a sensibilidade ao preço, entre outras variáveis.

É importante fazer esta análise com todos os segmentos de um mercado, para que assim você consiga visualizar em quais segmentos você possui mais chances de sucesso em relação a seus concorrentes.

Se você vai abrir uma empresa, escolha um segmento de mercado e um público alvo do qual você possa se destacar, analise as forças, fraqueza, ameaças e oportunidades do seu negócio e a partir daí, segmente e escolha seu público alvo.

Lembre-se de que nesta hora, ser genérico não serve de nada, não adianta você definir um público alvo formado por homens e mulheres que recebem 1 a 5 salários mínimos e estão na faixa etária de 20 a 50 anos.

Exemplo de Público Alvo:

Homens e Mulheres de 20 a 30 anos que tem o hábito de praticar exercícios físicos e recebem de 2 a 5 salários.

É importante ressaltar que escolher um público alvo não significa que você vai abrir mão dos outros públicos, significa apenas que você vai pensar no seu mix de marketing e dedicar seus esforços de modo a se destacar perante a este perfil consumidor, porém, é claro que pessoas de outros perfis também irão comprar no seu estabelecimento.

E assim encerramos a segunda parte do nosso tutorial “Como Criar um Plano de Marketing”. Nosso próximo passo é escolha do posicionamento, aguardem!

Tem algo para nos contar ou quer nos dar um feedback? Envie um e-mail para [email protected] ou pelo nosso formulário de contato e logo responderemos suas dúvidas.

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