Hoje abordaremos um assunto muito importante para qualquer empresa, negócio e produto, a importância da marca e da identidade visual.

Entende-se por identidade visual um conjunto de elementos distintos que representam visualmente e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Ou seja, esses elementos devem ser tudo o que possa representar sua marca ou corporação.

É através dessa identidade que o consumidor será capaz de diferenciar a sua marca da marca concorrente. Por isso ela deve ser elaborada com muito planejamento e cuidado, pois afinal, a primeira impressão que o público terá da sua marca deve ser a melhor possível.

Um dos meios de expressar a identidade visual é através da marca figurativa ou logotipo. A logo trata-se de um símbolo figurativo e tem como objetivo transmitir a personalidade da empresa.  Ela deve ser criada com perfeição, levando em consideração a cultura empresarial, qual imagem pretende-se passar, público alvo, posicionamento no mercado e sua missão.

 

É esse o símbolo que permanecerá na mente do consumidor, é a ligação entre a empresa e o seu público alvo, devendo ser trabalhada para que se consiga transmitir em sua identidade visual tudo o que a marca representa. Ela precisa ser ao mesmo tempo criativa, significativa, bonita e expressiva.

Sendo assim, construir uma identidade visual de qualidade destaca sua marca sobre as demais, evita que o consumidor se confunda na hora da compra e transmite profissionalismo e confiabilidade, o que gera maior interesse por parte do consumidor.

Para se construir a imagem e o significado da marca é importante utilizar de diversos recursos passando pela publicidade institucional e a forma de contato que seus vendedores e representante abordam um cliente ou possível comprador, lembrando que a gestão da marca é um processo complexo, que aborda todos os impactos da sua identidade com os mais diversos públicos, por isto, ao criar uma marca procure um consultor especializado que pode te auxiliar tanto na criação propriamente dita, quanto na gestão da sua imagem e seus significados.

Confira abaixo alguma das marcas já desenvolvidas pela Blah! clicando aqui.