Como Criar Um Plano de Marketing Para Uma Empresa

Metodologias Aplicadas

Agora que você já aprendeu um pouco sobre marketing chegou a hora de colocar todo esse seu planejamento e estratégias à prova, você irá ver agora as Metodologias e saber como criar um plano de marketing para uma empresa.

1 – Uma das técnicas indicadas é a 5W2H, que vem a ser uma ferramenta prática que nos permite identificar dados e as rotinas mais importantes de uma empresa. Além disso, possibilita identificar quem é quem dentro da organização o que faz e porque realiza tais atividades. Esse método pode ser constituído por sete perguntas utilizadas para programar as soluções:

  1. a) O quê? Qual a atividade? Qual é o assunto? O que deve ser medido? Quais os resultados dessa atividade? Quais atividades são dependentes dela? Quais atividades são necessárias para o início da tarefa? Quais os insumos necessários?
  2. b) Quem? Quem conduz a operação? Qual a equipe responsável? Quem executará determinada atividade? Quem depende da execução da atividade? A atividade depende de quem para ser iniciada?
  3. c) Onde? Onde a operação será conduzida? Em que lugar? Onde a atividade será executada? Onde serão feitas as reuniões presenciais da equipe?
  4. d) Por quê? Por que a operação é necessária? Ela pode ser omitida? Por que a atividade é necessária? Por que a atividade não pode fundir-se com outra atividade? Por que A, B e C foram escolhidos para executar esta atividade?
  5. e) Quando? Quando será feito? Quando será o início da atividade? Quando será o término? Quando serão as reuniões presenciais?
  6. f) Como? Como conduzir a operação? De que maneira? Como a atividade será executada? Como acompanhar o desenvolvimento dessa atividade? Como A, B e C vão interagir para executar esta atividade?
  7. g) Quanto custa realizar a mudança? Quanto custa a operação atual? Qual é a relação custo / benefício? Quanto tempo está previsto para a atividade?

Com esta metodologia, você consegue visualizar e acompanhar todos os procedimentos da sua empresa de forma a atingir seus objetivos com maior eficiência, tendo sempre o controle com reuniões esporádicas junto a cada colaborador.

Conheça agora o ciclo PDCA:

2 – O Ciclo PDCA é outra metodologia de gestão a ser considerada para que seja possível implantar melhorias em processos ou produtos. Por ser um modelo intuitivo e muito fácil de aplicar, além de oferecer reais ganhos para as empresas, o ciclo PDCA é usado por empresas mundo à fora como modelo de excelência da gestão e consultoria de planejamento estratégico, além de gestão da qualidade em geral.

O seu conceito fica muito mais fácil de entender quando olhamos o significado de sua sigla em inglês: P (plan, planejar) D (do, fazer) C (check, acompanhar) A (act, corrigir). Vale a pena ressaltar que o ciclo PDCA sugere que qualquer atividade de gestão ou planejamento estratégico que venha a ser executada na empresa, seja conduzida seguindo essas quatro fases.

  1. a) Planejar: Ações; Responsáveis.
  2. b) Fazer: Cronograma; Guardar informações.
  3. c) Acompanhar: Medir resultados; Acompanhamento.
  4. d) Corrigir: Repetir o Ciclo.

Também é possível utilizar a metodologia 5W2H junto a esta metodologia, pois ela auxilia no planejamento, cronograma de execução das tarefas e acompanhamento dos resultados, permitindo assim iniciar o ciclo novamente através do replanejamento e da melhoria constante.

Pois bem pessoal, vocês acabaram de conhecer duas Metodologias para saber Como Criar um Plano de Marketing para uma empresa, mas não pense que nosso tutorial se encerra aqui, na próxima etapa, iremos falar de mais duas metodologias que devem ser aplicadas também na hora de você desenvolver o seu Plano de Marketing que será a Matriz BCG e a Matriz SWOT.

Tem algo para nos contar ou quer nos dar um feedback? Envie um e-mail para [email protected] ou pelo nosso formulário de contato e logo responderemos suas dúvidas.

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