Estratégias de Vendas

Hoje abordaremos um assunto de muito interesse para quem possui uma empresa ou negócio próprio, as vendas. Afinal essa é uma das fases mais importantes do processo de compra, que define não só o seu lucro, seu ganha pão, mas também a satisfação e fidelização de seu cliente.

Quando as vendas vão bem, tudo está bem não é mesmo? Neste caso o empresário não se preocupa, os clientes estão vindo, a procura é alta e o dinheiro está entrando, está tudo como deve ser. Mas ai alguma coisa acontece, as vendas começam a cair, seu público até aparece, mas não compra. E então o empresário se pergunta, o que está errado? Pois ele tem os mesmos produtos de sempre, atende da mesma forma, tem os mesmos fornecedores, mas continua não efetuando as vendas.

Simples, mais do mesmo não funciona mais. O mundo hoje evolui em uma velocidade absurda e o comportamento do consumidor acompanha essa evolução. O processo de compra esta se transformando e hoje em dia é baseado no relacionamento.

Vamos apresentar algumas estratégias vão te ajudar a se adequar a essa nova realidade de mercado e te deixar preparado para melhorar suas vendas.

Acerte o seu Mix de Produtos ou Gerenciamento por Categorias (GC): Quando feito de maneira correta pode aumentar o faturamento da loja e atrair clientes.

Mas gerenciar o mix de produtos não é tarefa fácil. Para saber o que colocar a venda, deve-se ter o perfil dos clientes bem definido. Assim será possível identificar se suas demandas estão em marcas Premium ou de massa, em lançamentos, produtos tradicionais ou com outras características. Trabalhar todas as categorias de necessidade pessoal dos consumidores faz com que sejam atendidos seus desejos de bem-estar, consequentemente a empresa se torna mais competitiva e também se torna uma referência na região.

Upsell: Essa técnica de venda consiste em oferecer produtos e serviços úteis ao consumidor logo após ele pagar por um produto ou serviço. Existem vários fatores psicológicos que estão ligados ao ato da compra e isso é o que da força para esta estratégia. No entanto, você precisa oferecer algo que realmente tenha uma vantagem muito grande em relação à primeira.

No ambiente virtual contamos com uma pequena variação dessa técnica, o ONE CLICK UPSELL, que é a possibilidade de oferecer outras ofertas ao cliente antes que ele possa efetuar a compra, fazendo com que a pessoa não precise passar o cartão novamente no caso de uma segunda compra.

Tripwire: Nesta técnica a empresa oferece a melhor parte de um produto ou serviço por um preço bem menor do que seu valor real, algo que torne a compra irresistível para o consumidor. A ideia é transformar clientes potenciais em futuros clientes, ou seja, se você vender para alguém uma primeira vez, que é mais difícil, com certeza venderá pela segunda vez, que é bem mais fácil.

Você ganha à confiança do consumidor e ele não vai se recusar a comprar uma segunda ou mais vezes.

Banco de Dados: Uma carta na manga de muitas empresas. Criar e manter um banco de dados atualizado é uma maneira eficiente que muitas empresas usam para se destacar de seus concorrentes e crescer. Ele ajuda a empresa a oferecer produtos diferenciados e adequados ao perfil do seu consumidor. Através dele é possível identificar quem é o cliente, quais são os seus gostos, preferencias, seus fatores de decisão de compras e com isso adequar seu plano de marketing por meio das ferramentas do mix (produto, preço, praça e promoção) de modo a criar um atendimento tão personalizado, que seja impossível o cliente trocar sua empresa por outra.

Mas não adianta mudar tudo dentro da empresa, aplicar as técnicas e não comunicar. Uma bom trabalho de publicidade é importante para informar ao seu público alvo tudo o que está acontecendo dentro de sua empresa. Cada ramo de negócio possui seu público alvo, e uma agência de propaganda tem o que é necessário para identificar o seu público e definir quais mídias serão mais eficientes na hora de estabelecer a comunicação.

E então, está buscando maneiras de alavancar suas vendas? Venha bater um papo com a gente e descobrir o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a se destacar.

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