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A importância das redes sociais para empresas nós já sabemos, porém na segunda parte da nossa série “Erros Cometidos nas Redes Sociais”, iremos abordar mais um equívoco cometido com frequência:

Não solidificar uma identidade nas redes sociais:

Se destacar no meio de milhares de mensagens que as pessoas recebem diariamente é algo extremamente difícil.

Padronizar linguagem, criar a identidade visual e a escolha do conteúdo ajuda a criar uma percepção única na mente do seu público em relação a sua marca. Você precisa definir como quer ser visto e percebido por seus clientes.

É muito comum empresas aproveitarem os materiais criados para outros fins e sem padronização alguma, exemplo: A gráfica faz um flyer e o proprietário da empresa ou administrador das redes sociais aproveita para postar na sua fanpage do facebook, alguns dias depois, a empresa exibidora de mídia externa que na maioria das vezes não tem capacitação nenhuma para criação publicitária e nem mesmo realiza um briefing com o cliente, faz um outdoor com uma identidade visual totalmente diferente da primeira, e o administrador novamente aproveita para postar no seu facebook, o mesmo acontece com a empresa que faz impressão digital, anúncios para jornal, vídeos de casa lotéricas, revistas de veiculação regional, etc. Tenha algo em mente, para que sua marca seja reconhecida e lembrada, é necessário padronizar sua forma de comunicar, pois identidades diferentes identificando uma mesma empresa, podem causar confusão na mente do público, além de não fixar sua mensagem no subconsciente de maneira a aumentar a lembrança e reconhecimento da sua marca, por isto, o ideal é que você tenha uma agência de publicidade, ou siga a risca um manual de identidade visual previamente desenvolvido para padronizar todas as aplicações da sua marca e sua linguagem.

Agora que você já sabe da importância de ter uma identidade própria, sua empresa pode se beneficiar de dicas simples para melhorar o seu desempenho nas redes sociais, tais como:

Mantenha sua identidade visual em todas as plataformas. É fato que o conteúdo de cada rede social deve ser divulgado de maneira diferente, com linguagens diferentes, mas manter um padrão visual em todas, ajuda sua marca a ser reconhecida nas diferentes plataformas e rapidamente é associada na mente do consumidor quando o seu conteúdo é compartilhado.

Fique atento no modo de divulgar conteúdo nas diferentes redes sociais, já citamos, cada plataforma tem seu público e por isso a linguagem deve ser diferente. No facebook por exemplo, uma imagem grande e criativa pode se destacar das demais, e chamar atenção para o seu produto ou artigo. No Instagram, o ideal é que sejam imagens chamativas e vídeos de pouca duração sem focar em textos, pois o mesmo é uma plataforma extremamente visual e textos não são bem vindos. Já no Twitter mencionar alguma notícia e compartilhar links é muito mais eficiente. Basta prestar atenção no seu público e observar o seu comportamento. 

Uma estratégia interessante, é sempre utilizar Hashtags sobre um assunto específico, assim você indexa suas postagens junto a outras do mesmo assunto e outras pessoas que estão pesquisando por isto podem encontrar seu material. Exemplo: Ao postar algo relacionado ao show que vai ter na sua cidade, você pode utilizar a #nomedoshow ou #lançadapelacampanha, assim, pessoas poderão encontrar sua mensagem de forma mais fácil, mesmo que ela não seja seu seguidor.

Algo que também utilizamos muito aqui na agência, é postar apenas textos de introdução com links direcionando para o nosso site, assim, incentivamos a visitação ao mesmo, onde as pessoas podem ver informações mais completas do nosso artigo apenas se tiverem interesse, além de possibilitar um contato muito mais profundo com nossa marca, possibilitando também a utilização de algumas estratégias de segmentação e remarketing no facebook, google, entre outros.

Outra dica importante, é prestar bastante atenção na foto do seu perfil. É através dela que o seu público reconhece sua marca no feed de notícias e resultados de pesquisas. Certifique-se que sua foto esteja simples, visível e de fácil identificação da marca. Lembre-se, o seu conteúdo deve estar na sua página e não em uma única imagem.

Manter os perfis atualizados é uma maneira de mostrar ao seu público todas as novidades que estão acontecendo na sua empresa, desde um novo produto a alguma promoção temporária, mas não se engane, só manter os perfis atualizados e padronizados não é o suficiente para se ter resultados relevantes, é necessário monitorar as redes sociais, otimizar suas estratégias, ter uma gestão eficiente com periodicidade e planejamento além de utilizar de ferramentas de publicidade e divulgação de cada rede social específica. 

Caso você não se sinta preparado para realizar a administração da sua empresa no ambiente on-line, pode fazer alguns cursos de redes sociais e marketing digital, porém não pense que apenas com o curso você vai chegar ao sucesso almejado, pois o mesmo vai lhe abrir os olhos para as técnicas e estratégias, mas você ainda vai precisar de tempo e dedicação para solidificar sua presença virtual. Caso esteja interessado em fazer algum curso de redes sociais, entre em contato conosco, podemos lhe indicar alguns que nós mesmos já realizamos e assinamos em baixo!

Ou, se você acha que não tem tempo para isso e quer focar exclusivamente no seu negócio, deixe essa tarefa nas mãos de um especialista ou uma consultoria em redes sociais, agende uma consultoria gratuita agora mesmo!

Perdeu a primeira parte do nosso artigo, veja aqui!

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