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O Poder do Inbound Marketing se baseia nas estratégias que devem ser pensadas para ganhar o interesse do público, e não comprá-lo ou tentar forçar um comportamento de compra. Os profissionais e pensadores adeptos dessa nova perspectiva acreditam que atrair a atenção das pessoas por meio da elaboração de um conteúdo de qualidade pode ser mais eficiente do que simplesmente expor um produto ou serviço (por mais interessante que seja essa exposição!).

O Inbound Marketing tem as seguintes características centrais:

O interesse das pessoas por um produto ou serviço não pode ser comprado, mas sim, conquistado. O público está cada vez mais inteligente (enquanto consumidor) e com mais opções. Sendo assim, uma mera propaganda já não é mais suficiente para despertar o desejo de compra.

É baseado em uma comunicação interativa, ou seja, o público pode (e vai) dar um retorno daquilo que está recebendo porque a internet vai lhe oferecer essa possibilidade. Enquanto as estratégias mais antigas de marketing eram baseadas em meios de comunicação unilaterais, o Inbound Marketing tem como premissa fundamental essa troca que acontece no meio online.

Ao aplicar o Inbound Marketing, os clientes (existentes ou em potencial) irão chegar até a empresa por si mesmos, pesquisando na internet, localizando o site ou as redes sociais. E como eles farão esse caminho? É simples: você estará oferecendo um conteúdo relevante relacionado ao seu produto ou serviço, então, quando a pessoa for pesquisar sobre o assunto, você irá aparecer como referência!

A empresa não quer apenas vender no Inbound Marketing (ainda que esse seja o objetivo final), ela vai tentar levar informações de qualidade ao público, buscando educá-lo de alguma forma, mostrando algo que seja novo para ele, ainda que na forma de entretenimento.

Dentre os benefícios do Inbound Marketing aqui vão alguns:

  • Fidelização

Se você mostra para os seus clientes que é capaz de disponibilizar informação de qualidade, eles vão voltar ao seu site/blog/rede social depois da compra, para ter acesso a esse conteúdo. É uma excelente forma de gerar a fidelização, ou seja, uma relação contínua entre a empresa e o cliente, até chegar ao ponto em que ele se lembre da sua marca automaticamente ao pensar no seu produto ou serviço. Esse é o patamar ao qual qualquer empresa deseja chegar.

  • Credibilidade

Ao investir na produção de conteúdo, o fornecedor está mostrando que realmente entende do seu produto ou serviço, conhece as suas características, aplicações e como ele pode fazer a diferença na rotina e na vida do cliente. Esse conhecimento acaba se traduzindo em confiança para o consumidor, que vai sempre priorizar uma empresa que sabe o que está fazendo ao invés de investir o seu dinheiro em qualquer fornecedor.

  • Perenidade

Diferente das campanhas de marketing tradicional, as ações de Inbound Marketing não têm prazo de validade. Tendo em vista que elas são baseadas em conteúdo, podem ser encontradas e acessadas pelos internautas a qualquer momento. Mesmo que uma publicação tenha sido feita há meses, ela pode continuar gerando leads.

  • Abreviação do ciclo de venda

O cliente que chegar até você por meio do Inbound Marketing já estará conhecendo o seu produto ou serviço, afinal, ele soube da sua empresa ao ler o que você publicou enquanto pesquisava sobre o assunto. Dessa forma, não será necessário investir em outras formas de apresentação do bem para o público e os vendedores também economizam tempo por não precisarem fazer isso, vão direto para o esclarecimento de dúvidas. Isso sem contar com o fato de que sempre que entrar um novo colaborador para a sua empresa você já terá um vasto material para passar para ele a fim de que conheça o produto/serviço. Isso reduz custos de treinamento.

Hoje falamos sobre um pouco de Inbound Marketing e algumas das suas vantagens. Para saber mais, nossa landing Page “Introdução ao Inbound Marketing” para saber tudo e por onde começar a adquirir clientes através do Marketing de Conteúdo.

A Blah é a primeira agência de publicidade e propaganda especializada em Marketing Digital e Inbound Marketing na região de Varginha. Somos parceiros da maior empresa de Marketing Digital do Brasil, a Resultados Digitais e utilizamos o melhor software nacional para automação de vendas e inbound marketing, o RD Station. Agende uma visita e saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer com estratégias integradas de Inbound Marketing!

 

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