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Posicionamento de Mercado

Vamos para a terceira parte do nosso tutorial de como criar um plano de marketing para sua empresa. Vamos detalhar nesse momento como definir o posicionamento de mercado. Ou seja, onde seu produto ou serviço se encontra com relação aos seus concorrentes? E melhor, quem são seus reais concorrentes?

Para entender seu posicionamento dentro do mercado, é necessário que você entenda o que é o posicionamento de mercado, para que assim seja possível fazer uma análise do produto ou serviço em relação ao seu mercado.

Segundo Kotler, posicionamento de mercado “é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. Sendo assim, entendemos que esta etapa trata-se de um pensamento prévio através de análises precisas sobre o ambiente externo e interno da empresa onde se torne possível o consumidor olhar
para você e identificar quem é a sua empresa e no que ela pode solucionar algo para ele.

Vale ressaltar que o posicionamento e o lucro da sua empresa sempre serão consequências do cenário como um todo. A importância de definir o seu posicionamento é para facilitar o seu consumidor a te encontrar.

Vamos a algumas dicas que vão te ajudar na hora de estabelecer seu posicionamento de mercado. Para isso iremos apresentar alguns tópicos que irão ilustrar todo esse processo, te ajudando a definir esse posicionamento independente da área, tamanho ou idade da sua empresa.

Elaborar uma Estrutura de Referência Competitiva

Essa estrutura tem a função de indicar a você com mais transparência o cenário que será travada a batalha frente a sua concorrência. É interessante que nesse momento você liste os produtos ou serviços nos quais sua empresa está competindo, é necessário que seja incluso também seus clientes alvos, propostas de valor e os benefícios que você oferece. Temos a certeza que tabelando essas informações você terá uma maior facilidade na hora de visualizar e analisar as mesmas.

Pontos de Paridades e Pontos de Diferença

Para que realmente você consiga determinar o seu posicionamento é necessário que sejam analisados os Pontos de Paridade e os Pontos de Diferença da sua empresa.

Os Pontos de Paridades são divididos em Pontos de Paridade de Concorrência, e os de Categoria, vamos entender cada um deles:

  • Pontos de Paridade de Concorrência: são as características que ajudam ao seu produto ou serviço a anular a diferenciação dos concorrentes.
  • Pontos de Paridade de Categoria: são as características que os consumidores de modo geral enxergam e consideram como essenciais para que um produto ou serviço se encaixe em determinada categoria.

Falando agora sobre os Pontos de Diferença, eles são caracterizados principalmente pelas qualidades que seu produto ou serviço oferece, fazendo com que ele seja reconhecido como único diante dos concorrentes dentro da sua categoria. Esse ponto é considerado fundamental para o posicionamento de mercado.

Sendo assim, para posicionar o seu produto ou serviço no mercado, você deve primeiramente analisar se seus pontos de paridade estão de acordo com o posicionamento que você gostaria de ter, e caso esteja, chega a hora de olhar para seus pontos de diferença e entender como eles podem lhe ajudar a ter um posicionamento único, relevante para seus consumidores e que lhe diferencie dos seus principais concorrentes.

Caso seus pontos de paridade não permitam trabalhar na categoria que você tinha em mente, é bom você repensar o posicionamento para o seu produto ou serviço, pois com certeza você sofrerá muito com os concorrentes mais estruturados e com o posicionamento consolidado no mercado.

E assim encerramos a terceira parte do nosso tutorial “Como Criar um Plano de Marketing”. Você já viu Como Fazer a Análise do seu Cenário, Segmentação e Escolha do Público Alvo e hoje, Posicionamento de Mercado. Nosso próximo passo é Definir Objetivos e Estratégias, aguardem!

Tem algo para nos contar ou quer nos dar um feedback? Envie um e-mail para atendimento@ideiasblah.com.br ou pelo nosso formulário de contato e logo responderemos suas dúvidas.

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