fbpx

Na era em que as redes sociais dominam o ambiente virtual, garantir sua visibilidade é objetivo de empresas, produtores e empreendedores. E a ‘mercadoria’ que garante que você ou sua marca seja lembrada é o conteúdo, principalmente os vídeos on-line. Como falamos anteriormente, a importância da produção de conteúdos relevantes e valiosos ao seu público-alvo é vital no mercado atual.

Dessa vez dedicaremos nosso mais novo artigo para falar de uma plataforma que vem dando destaque a diversas pessoas em todo mundo: os vídeos on-line. Com um simples celular várias pessoas conseguem ser lembradas, postando seus vídeos no Youtube ou mesmo em outras redes sociais.

Em 2021 os vídeos on-line ganharão ainda mais destaque. Empreendedores e empresas vêm investindo cada vez mais nesse tipo de mídia,  para esse ano essa área virá ainda mais recheada de novos conteúdos e tendências a serem exploradas dentro do ambiente virtual.

É nesse momento que a grande pergunta que os youtubers e quem trabalha com esse tipo de mídia faz: como inserir conteúdos que farão com que meus vídeos se destaquem dos demais? A resposta é mais simples do que você imagina, alguns especialistas em vídeos on-line trazem suas expectativas para 2021 nesse universo.

O que dizem os especialistas em vídeos on-line

Camilo Coutinho, estrategista e especialista em vídeos, estrutura os vídeos em começo meio e fim. O começo é sua apresentação, dizer quem você é. O meio do vídeo é destinado para definição do produto, apresentação dos pontos fortes e características marcantes. Já o fim, você precisa defender seu produto e mostrar seus diferenciais em relação à concorrência. Coutinho ainda lembra que estamos na era do ‘call to action’ em que as empresas devem ‘provocar’ seus consumidores nas ações de marketing.

Outro fator importante é capacidade de engajamento que o vídeo deve possuir. Murilo Gun, professor de criatividade e palestrante, explica que não importa o tempo de duração do conteúdo, mas sim sua habilidade de manter o público engajado com vídeo. Você pode fazer um bom vídeo em poucos segundos, e com um ótimo conteúdo da mesma forma que consegue passar uma boa mensagem com um vídeo mais extenso.

E cada vez mais as empresas irão investir mais no formato de vídeos on-line para interagir com seu público. Vitor Peçanha, CMO e co-fundador da ‘Rock Content’, lembra que nos últimos tempos as empresas passaram a entender a demanda por vídeos e seu papel dentro da estratégia de mercado. Saber o que seu público deseja que contenha nos vídeos é outra etapa importante para direcionar a produção dos conteúdos.

A facilidade com que se é produzido um vídeo nos dias atuais também é outro fator que impulsiona sua produção online. E o grande responsável por isso é o avanço das tecnologias e condições materiais. A internet vem ficando mais veloz e acessível à população, e a popularização dos celulares com boas câmeras contribuiu para muitas pessoas divulgassem suas ideias, como lembram os sócios da Aceleradora Orgânica Renato Mendes e Roni Cunha Bueno.

Os vídeos hoje são a forma mais rápida de se comunicar e levar a informação para determinado público. É o que diz Sofia Esteves, presidente da DMRH e da Companhia de Talentos, que acredita que uma linguagem simples, acessível a todos e que consigam passar credibilidade faz dos vídeos a forma mais eficaz de se comunicar.

Rafael Rez, fundador da Nova Escola de Marketing e autor do livro ‘Marketing de conteúdo: a nova moeda do século XXI’, divide em quatro tendências de consumos de vídeos on-line.

  • Lives: muito comuns no Facebook, as Lives dão um ar de autenticidade e credibilidade a quem está transmitindo. Um vídeo ao vivo não dá margem para erros, agrega valor e gera confiança nas pessoas.
  • Vídeos para a área de vendas: para manter a proximidade com seus possíveis clientes, os vídeos conseguem simular o contato pessoal, gerando credibilidade ao vendedor.
  • Infotenimento: é a maneira de transmitir informação no formato de entretenimento. Os vídeos são montados para educar o público e que pareça entretenimento, e com isso as pessoas ficam mais atraídas pela mensagem.
  • Junção do email e vídeo: inserir um vídeo dentro de um email que faça com que as pessoas cliquem para assistir, aumenta a retenção do receptor da mensagem.

Marketing de conteúdo: um aliado poderoso

O valor de um conteúdo bem produzido, informativo e que gere retorno é o grande trunfo no mercado contemporâneo. E os vídeos on-line aproveitam bastante desse período em que não basta apenas criar e divulgar, mas sim levar a informação que seu público-alvo deseja ter disponível.

Henrique Portugal, tecladista do Skank, empreendedor, economista e investidor acredita que as pessoas hoje se relacionam mais naturalmente com os vídeos, pois eles são bem instrutivos e o poder que a imagem tem de ensinar mais rapidamente é enorme.  Com a facilidade de produção de um vídeo que se tem hoje a inserção de um conteúdo bem feito e interessante é o complemento ideal nesse ambiente virtual.

Atualmente também temos mais opções de divulgação dos vídeos com conteúdos bem específicos. E cada vez mais veremos os conteúdos pagos para um público selecionado ganhando força na internet. As marcas também passarão a produzir mais conteúdos e encontrar os meios certos para divulgá-los. É o que espera Rodrigo Paolucci, CEO da YContent.

E produzir conteúdos utilizando os vídeos também é com a gente. Em breve postaremos um vídeo analisando os resultados de um conteúdo estático comparado com um conteúdo de vídeos on-line.

Os meios para a produção dos vídeos estão bem perto de você, basta unir as condições materiais com seu conteúdo para ter um vídeo on-line. A ideia de Glauber Rocha de ‘uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ nunca esteve tão forte. Agora é produzir e aproveitar de tudo de melhor que um vídeo pode trazer a você. Agradecemos pela leitura de nosso artigo e esperamos ter ajudado você a entender sobre essa área. Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja mais

Próximos posts:

× Conversar!