O que um Web Designer ou UX design não pode deixar de fazer em seu site!
Antes de começarmos a falar sobre web design precisamos esclarecer alguns conceitos sobre design. O web design é uma das vertentes que o design tem e por isso é importante compreendermos a matriz para podermos nos aprofundar nos temas que esse centro de conhecimento gera.
Você já nos acompanhou em nosso artigo sobre marketing digital e os conceitos sobre publicidade e propaganda. Mais uma vez queremos convidá-lo a leitura de nosso novo texto em que queremos trazer conhecimentos aos que querem entender melhor o web design e adquirir novas ideias para tornar a comunicação nas plataformas digitais ainda melhor.
Design- o primeiro passo
O design segundo Beat Schneider autor do livro ‘Design, uma introdução’ consiste na visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais. Complicado, não é? Para facilitarmos sua compreensão, o design é uma forma de comunicação de uma ideia ou conceito que utiliza de tudo que existe como ferramenta própria para sua construção.
O design muitas vezes é confundido erroneamente como sinônimo de arte, porém são conceitos opostos. Enquanto a arte é interpretada de maneira diferente pelas pessoas, o design precisa ser analisado de uma única forma. É óbvio que o design pode ser arte, mas ele deve ser visto de um só jeito.
Dentro do design existem várias vertentes que mostram como essa área se desdobra em diferentes formas de trabalhar, como: design gráfico, design de produto, design de interiores… e nosso objeto de estudo: o web design. Agora daremos segmento ao nosso texto explicando como funciona o web design.
Web Design
Como falamos anteriormente, o web design é uma extensão do design. Voltado para a elaboração de sites, nessa área aplica-se os conceitos do design e aborda uma multidisciplinidade para a construção das plataformas digitais. Disciplinas como programação, arquitetura da informação e acessibilidade ajudam o profissional do web design a executar seu trabalho.
Para elaboração de um site, o web design precisar ter em mãos todas informações necessárias para dar início a sua criação. É nesse instante que um briefing, devidamente elaborado, com histórico, objetivos e informações de um cliente para arquitetar todas as ações. Num site primeiramente deve definir seu público-alvo para em seguida traçar os objetivos e o diferencial do mesmo.
Com esses elementos definidos o próximo passo é estruturar o site e escolher seu layout. A identidade visual chama muita atenção, mas é importante destacar que um visitante primeiramente busca conteúdo, por isso todas as informações de um site devem estar bem definidas e estruturadas.
Um site contém três estruturas básicas na sua elaboração e para facilitar seu entendimento vamos defini-las a seguir.
Estrutura: com o objetivo de facilitar o acesso dos internautas e tornar a experiência proveitosa ao usuário, a estrutura do site precisa ser organizada de modo que a pessoa que acesse e encontre tudo que deseja facilmente. A estrutura está ligada à arquitetura da informação e esse é o começo de um ambiente repleto de conhecimentos e conteúdos valiosos.
Layout: A informação é o principal produto de um site, por isso ela precisa estar devidamente apresentada aos usuários. O layout será a ligação com o usuário e os elementos que o compõe precisam estar perfeitamente organizados a fim de aumentar os acessos e atingir os objetivos de um site.
Navegadores: responsáveis por interpretarem o conteúdo de um site, os navegadores funcionam como uma espécie de divulgação dos sites. É importante lembrar que um site deve ser testado nos diversos navegadores (Chrome, Mozilla, Edge, Safari, entre outros) para perceber a diferença entre os diferentes navegadores.
Padrões: A World Wide Web Consortium (WC3) é quem define os padrões para elaboração dos padrões de desenvolvimento da web. As informações de uma página devem estar claras aos usuários independentemente do meio que eles utilizem para acessá-las.
Programas para elaboração dos sites: Usar a ferramenta certa para elaboração de seu site é um passo importante. Existem diversos programas de uso gratuito ou pago que um web designer pode utilizar. Word Press, Wix, Webly entre outros são alguns exemplos para essa etapa.
Como Utilizar Um Site Como Ferramenta De Relacionamento
Um dos objetivos de qualquer empresa ou marca é estar sempre em evidência, ser reconhecida e presente no dia a dia de seu público-alvo. E a partir da união dos conceitos do web design com o marketing de conteúdo um site consegue atingir seu público-alvo com precisão.
Atualmente muitas pessoas acreditam que apenas possuir um site na internet, feito de forma simplista e sem estratégia é o suficiente para atrair seus clientes. Porém não é bem assim que funciona. Um site criado sem pensar nas estratégias de atração do cliente, é simplesmente uma página abandonada e que pouco contribuirá para os resultados das vendas e da criação de valor para a marca.
Por isso as estratégias de Marketing Digital tornam possível aproveitar de algumas ferramentas para atrair e fidelizar clientes de uma maneira prática, barata e eficiente.
Mostraremos como utilizar alguns recursos digitais para movimentar o seu site e alavancar a sua empresa.
E-mail Marketing e Newsletter
O e-mail marketing e o newsletter são maneiras simples de manter um canal de relacionamento com o seu cliente e ao mesmo tempo aumentar o tráfego de visitas em seu site. Eles são enviados mantendo certa frequência para os e-mails cadastrados no site.
Quando usadas com uma comunicação eficiente e com as ferramentas certas de envio é possível mensurar quantas pessoas receberam a mensagem, quantas visitaram o site e até quem já realizou compras. Essas informações são essenciais para o seu planejamento de Marketing e hoje já é possível integrar seu site a softwares de envios de e-mail marketing, automatizando todo o trabalho para que você gaste o mínimo de tempo possível e possa focar cada vez mais em sua empresa.
É importante lembrar que os softwares para envio de e-mail marketing permitem sobretudo a importação de sua lista de contatos de e-mail e outras informações, contribuindo assim para manter uma comunicação direta, eficiente e gratuita com os contatos criados ao longo dos anos, mantendo sempre em evidência e na lembrança dos parceiros, clientes e amigos, e o melhor: de forma gratuita ou muito barata.
SEO (Otimização para mecanismos de busca)
Otimização do site para mecanismos de busca (SEO) é uma maneira de posicionar um site entre os primeiros resultados encontrados no caso de uma busca orgânica (realizada no google, bing ou yahoo). Com isso você pode atrair novos visitantes, aumentar suas vendas e o número de visualizações.
Vale lembrar que aparecer entre os primeiros resultados de busca passa mais credibilidade ao público e para isto deve ser feita toda uma arquitetura de informações e palavras-chave dentro de cada página no seu site, para assim que serem pesquisadas nos buscadores a página seja ranqueada e levar seu cliente até você.
É bom saber que a otimização do site é um trabalho contínuo e que pode levar algum tempo para dar resultados, isto porque os buscadores classificam seu site de acordo com a relevância, considerando dados como número de visitantes, tempo de duração das visitas, taxa de rejeição, qualidade do conteúdo, entre outros dados. E você ainda pode analisar com algumas ferramentas de análise de tráfego como o Google Analytics.
Caso você queira exposição imediata, há também algumas ferramentas que podem ser utilizadas de forma paga como o “Adwords”, fazendo com que você apareça sempre nos primeiros lugares, independente da qualidade e da otimização do seu site para mecanismos de busca.
Redes sociais
A Integração com as redes sociais é uma outra estratégia muito eficaz na tarefa de propagar a comunicação pela internet. O Facebook é uma das redes sociais mais populares no mundo e esse fato não pode ser ignorado pelas empresas. Ao compartilhar o conteúdo do seu site nas redes sociais o alcance do público é ampliado, gerando mais acessos no site. Você ainda pode utilizar as próprias ferramentas da rede social como promoções de página, eventos e compartilhamentos por um baixo custo.
Para que o público-alvo encontre sua empresa nas redes sociais é preciso ter certeza de que ela existe e que tem credibilidade. Para otimizar a integração do seu site com as redes sociais, hoje temos diversos recursos para atualizar um conteúdo ou fazer uma postagem no seu blog e automaticamente ele divulgue esta postagem nas suas redes sociais, como Facebook, Twitter, Google + e Instagram.
Desta forma você otimiza seu tempo e consegue atingir seu público em qualquer rede que ele estiver. Esta integração também é interessante para que seu público-alvo interaja com sua página, aumentando ainda mais sua exposição por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos feitos diretamente em seu site.
Blogs
É importante manter as informações de seu site constantemente atualizadas. Ninguém gosta de visitar um site que sempre exibe os mesmos conteúdos e por isso é interessante que além de possuir um site facilmente gerenciável você possua um blog integrado a ele, falando sobre o mercado em que atua, lançamentos, promoções ou até mesmo ações administrativas de sua empresa.
A ideia é sempre apresentar novos conteúdos. Manter um website com informações atualizadas transmite ao seu público a imagem de dinamismo e organização, além de melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca. Dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovam que sites com blog possuem 97% mais links externos em outros sites, levando clientes para o blog, 30% mais tráfego após escrever de 21 a 54 posts, 434% mais páginas indexadas nos mecanismos de busca, 20 vezes mais tráfego quando realizam 20 ou mais postagens no mês.
Publicidade On-Line e Mídias OFF (conte com nossa expertise)
Para aproveitar melhor o espaço é recomendável que seu conteúdo seja feito aliando a Publicidade On-line e o Marketing Digital como Facebook ADS, Adwords, Boobox, anúncios em portais e blogs entre outros.
Esses recursos são na maioria das vezes acessíveis e efetivos tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações e contribuem para criar anúncios cada vez mais relevantes para seu público-alvo através da mensuração de resultados e estatísticas proporcionadas por essas ferramentas sobre seu produto ou serviço, melhorando seu relacionamento com o cliente na web e telefonia celular, aumentando seu potencial de vendas no ambiente digital.
Design Responsivo:
Um cuidado na hora de planejar um site é a adaptação para todos os dispositivos. Afinal você busca conquistar o seu espaço no ambiente digital e hoje temos diversos aparelhos que nos conectam à rede.
Uma boa dica é optar por um Site Responsivo (flexível) que são conhecidos por se adaptarem aos diferentes dispositivos existentes (PC, tablet, celular, etc). Ele muda seu formato e disposição baseado no tamanho da tela do aparelho utilizado, mantendo sempre a visibilidade e a boa leitura de seus conteúdos.
Possuir um Layout Responsivo é uma boa maneira de demonstrar credibilidade e profissionalismo, além de evitar que o cliente saia de seu site por não conseguir visualizar as informações de uma forma nítida.
Para finalizar, gostaríamos de agradecer a leitura de mais um artigo e esperamos ter contribuído para enriquecer seus conhecimentos. Até a próxima!