Definir Objetivos e Estratégias
Chegamos à quarta parte do nosso tutorial e até agora vimos os primeiros passos para conhecer o que é um plano de marketing, o que é segmentação de mercado e como fazer seu posicionamento de mercado. Neste momento vamos ajudar você a definir seus objetivos e estratégias para sua empresa.
Na medida em que se inicia o processo estratégico que norteia sua direção, é de suma importância definir quais são os seus objetivos.
Objetivos
É muito importante que o seu objetivo seja definido de maneira clara e correta. Para isso, ele deve seguir algumas dicas:
- Evitar qualquer tipo de ambiguidade na definição dos objetivos. Quantifique-os e tenha a certeza de que as pessoas que irão contribuir para o seu desdobramento os compreendam.
- Os objetivos devem ser comparáveis ao desempenho real, de forma a ajudar no controle futuro. É importante que a empresa estabeleça controles e pontos de comparação como forma de avaliar seu desempenho. Os objetivos devem ser claros e realistas, para serem comparados no futuro com resultados que foram alcançados.
- Seus objetivos devem ser quantificáveis, você pode estabelecer objetivos quanto ao volume de vendas a se alcançar, quanto ao índice de satisfação de seus clientes, quanto à cota de mercado e outros.
- É importante manter a ambição, porém, sendo realista. Não crie objetivos que você sabe que não podem cumprir. Isso só aumentará a insatisfação e frustração de seus colaboradores. Crie metas que exijam comprometimento e esforço, mas que possam ser alcançadas.
A Estratégia de Marketing
É neste momento em que todas as decisões de caráter estratégico são tomadas. Aqui se define o rumo que a estratégia de marketing da empresa irá seguir.
Uma estratégia eficaz deve seguir três pontos principais que são:
1 – Cliente alvo: Ao definir os alvos da estratégia de marketing, o plano deve especificar quem são e qual o seu papel. Ou seja, a estratégia de marketing pode ser direcionada aos decisores ou para os influenciadores no processo de compra.
2 – Fontes de mercado: Partindo do princípio que para consumir o seu produto o consumidor deixa de consumir outras marcas, é importante definir quais são esses produtos e quais clientes sua marca quer conquistar. Existem três possíveis alternativas:
- A) Produtos vendidos pela própria empresa: Se os consumidores têm que renunciar o consumo de alguns produtos de uma empresa para consumir outros produtos da mesma empresa. A esta situação se dá o nome de “canibalização”. É uma estratégia que as empresas recorrem para garantirem posição no mercado em uma quota maior, distribuídas por vários produtos.
- B) Produtos vendidos por empresas concorrentes: É a guerra da conquista de fatia de mercado e garantia da fidelização de clientes. Os produtos da sua empresa e de seus concorrentes satisfazem praticamente as mesmas necessidades e os clientes naturalmente renunciam a alguns deles para adquirir os produtos de determinada empresa.
- C) Produtos de outras categorias: Normalmente são produtos substitutos aos que sua empresa coloca no mercado.
3 – O Posicionamento: O posicionamento é a junção entre a sua identidade de marca e sua diferenciação. É diferente do posicionamento estratégico visto anteriormente. O posicionamento indica o que a marca representa e o que a diferencia da concorrência (pela qualidade, pelo preço, pelo design, etc.).
É muito importante que esse posicionamento seja coerente, uma vez que representa a imagem que a empresa deseja que o consumidor tenha de sua marca gerando empatia entre ambas as partes.
E assim encerramos a quarta parte do nosso tutorial “Como Criar um Plano de Marketing”. Nosso próximo passo é Metodologias Aplicadas, aguardem!
Tem algo para nos contar ou quer nos dar um feedback? Envie um e-mail para [email protected] ou pelo nosso formulário de contato e logo responderemos suas dúvidas.