dê um verdadeiro UP no seu site

A Tendência dos Vídeos que Vieram Para Ficar

Na era em que as redes sociais dominam o ambiente virtual, garantir sua visibilidade é objetivo de empresas, produtores e empreendedores. E a ‘mercadoria’ que garante que você ou sua marca seja lembrada é o conteúdo, principalmente os vídeos on-line.

Como falamos anteriormente, a importância da produção de conteúdos relevantes e valiosos ao seu público-alvo é vital no mercado atual.

Dessa vez dedicaremos nosso mais novo artigo para falar de uma plataforma que vem dando destaque a diversas pessoas em todo mundo: os vídeos on-line. Com um simples celular várias pessoas conseguem ser lembradas, postando seus vídeos no Youtube ou mesmo em outras redes sociais.

Em 2023 os vídeos on-line ganharão ainda mais destaque, dominando uma fatia importantíssima da atenção do seu público final nos aplicativos de vídeo, como youtube e vimeo, quanto redes sociais como instagram, tiktok, facebook, entre outras mil.

Empreendedores e empresas vêm investindo cada vez mais nesse tipo de mídia,  para esse ano essa área virá ainda mais recheada de novos conteúdos e tendências a serem exploradas dentro do ambiente virtual.

Já empresas de mídia tradicional como as redes de televisão como Globo, SBT, e Rádios, assim como outros meios, estão eles próprios convergindo ao digital visto que esta já não é mais uma tendência, mas sim uma realidade, e uma que veio para ficar e se embrenhar cada vez mais em nossas vidas.

“Seja por nossos celulares, principalmente, mas também por nossos televisores, aplicativos de todo o tipo de funcionalidade, assessórios “smart” e conglomerados de informação, como google e facebook, que sabem mais de você, do que você mesmo, para lhe entregar um conteúdo cada vez mais mastigado, cada vez mais do seu gosto, do seu  agrado, cada vez mais pessoal, invasivo ou personalizado? e afinal,  isso é certo, ou errado?”

Thaner Maia

Blah! Ideias Que Funcionam

Para mim já passou do ponto do tolerável, sinceramente. Ainda que trabalhe com isso e por ser um estudioso da área, já percebi anúncios altamente invasivos e personalizados, tanto nas mensagens, quanto nos modelos, como é possível isso? Do nada até os modelos possuem características físicas parecidas para gerar identificação, isso não é demais? ou é um pouco demais? e as mensagens então? bancos mapeando cada um dos seus cliques nos aplicativos, e uma enormidade de empresas que não faz nada. Apenas espera o cliente vir. É certo isso?

No final das contas o digital democratizou a comunicação e deu o poder de qualquer microeempreeendedor individual o dom de se comunicar com o seu público, se diferenciar, mas sabe ele como fazer isso? não! E ele também não foi educado a aprender a se comunicar de forma positiva para o seu negócio. O que muitas vezes pode surtir em dinheiro jogado fora, mas ainda assim, temele a chance de ganhar, e continuar ganhando, a curto, médio, longo prazo.

Basta que ele monitore sistematicamente seus anúncios, saiba o que funciona, o que não funciona, se dedique ao menos 1 hora por dia em estudos e prática, e tenha facilidade com a internet, com aplicativos de celular, que tenho certeza qualquer um pode aprender marketing digital.

Eu aprendi quando ainda não se comercializava gestão em redes sociais na minha cidade, Varginha-MG, e implantei por onde passei processos de elaboração de conteúdos, mesmo que adaptados aos fluxogramas já implantados às agências, pois como atendimento precisava vender mas não tinha o serviço, tendo eu mesmo, sem nenhum curso na área, ou prestes a cursar meu primeiro, por meados de 2010, tirando o curso de web design que fiz em 2001 (tem conhecimento dele que me é útil até hoje, acredite!). no mais, além dos cursos que lhe mostram muita teoria e pouca prática.

Aprendi lendo materiais de todas as grandes empresas do ramo, como Hostgator, Hubspot, SiteLock, CodeGuard, Avast, MCAfee, wordpress, locaweb, tray, mercado livre, facebook, google, instagram, linkedin, entre outras, e sempre pondo a mão na massa, sempre tentando fazer algo a mais, aprendi a colocar em prática as teorias que inicialmente poucas empresas ou pessoas chegam a colocar em prática.

Tendo inclusive o conhecimento para guiar fluxos de automação tão longos quanto for a sua resposta aos meus direcionamentos, às minhas mensagens, de acordo com seu comportamento.

Porém, ainda assim, não cheguei ao ponto de colocar um modelo igual você, apesar de, acreditar que o facebook o faça por mim, ou o google, quando selecionamos vários modelos e criativos para anúncios dinâmicos que se auto-adaptam ao mais impactante para a pessoa, sua (audiência).

E advinha o que prende a atenção do público facilmente por até 15″ e passa a sua mensagem? uma animação de vídeo ou uma pessoa falando, de preferê3ncia com trilha sonora, conteúdo original e legendas, mas também bancos de imagens, 3DS, dentre outras formas de se reter a atenção do público e conseguir destacar sua mensagem

 

É nesse momento que a grande pergunta que os youtubers e quem trabalha com esse tipo de mídia faz: como inserir conteúdos que farão com que meus vídeos se destaquem dos demais? A resposta é mais simples do que você imagina, alguns especialistas em vídeos on-line trazem suas expectativas para 2021 nesse universo.

O que dizem os especialistas em vídeos on-line

Camilo Coutinho, estrategista e especialista em vídeos, estrutura os vídeos em começo meio e fim. O começo é sua apresentação, dizer quem você é. O meio do vídeo é destinado para definição do produto, apresentação dos pontos fortes e características marcantes. Já o fim, você precisa defender seu produto e mostrar seus diferenciais em relação à concorrência. Coutinho ainda lembra que estamos na era do ‘call to action’ em que as empresas devem ‘provocar’ seus consumidores nas ações de marketing.

Outro fator importante é capacidade de engajamento que o vídeo deve possuir. Murilo Gun, professor de criatividade e palestrante, explica que não importa o tempo de duração do conteúdo, mas sim sua habilidade de manter o público engajado com vídeo. Você pode fazer um bom vídeo em poucos segundos, e com um ótimo conteúdo da mesma forma que consegue passar uma boa mensagem com um vídeo mais extenso.

E cada vez mais as empresas irão investir mais no formato de vídeos on-line para interagir com seu público. Vitor Peçanha, CMO e co-fundador da ‘Rock Content’, lembra que nos últimos tempos as empresas passaram a entender a demanda por vídeos e seu papel dentro da estratégia de mercado. Saber o que seu público deseja que contenha nos vídeos é outra etapa importante para direcionar a produção dos conteúdos.

A facilidade com que se é produzido um vídeo nos dias atuais também é outro fator que impulsiona sua produção online. E o grande responsável por isso é o avanço das tecnologias e condições materiais. A internet vem ficando mais veloz e acessível à população, e a popularização dos celulares com boas câmeras contribuiu para muitas pessoas divulgassem suas ideias, como lembram os sócios da Aceleradora Orgânica Renato Mendes e Roni Cunha Bueno.

Os vídeos hoje são a forma mais rápida de se comunicar e levar a informação para determinado público. É o que diz Sofia Esteves, presidente da DMRH e da Companhia de Talentos, que acredita que uma linguagem simples, acessível a todos e que consigam passar credibilidade faz dos vídeos a forma mais eficaz de se comunicar.

Rafael Rez, fundador da Nova Escola de Marketing e autor do livro ‘Marketing de conteúdo: a nova moeda do século XXI’, divide em quatro tendências de consumos de vídeos on-line.

  • Lives: muito comuns no Facebook, as Lives dão um ar de autenticidade e credibilidade a quem está transmitindo. Um vídeo ao vivo não dá margem para erros, agrega valor e gera confiança nas pessoas.
  • Vídeos para a área de vendas: para manter a proximidade com seus possíveis clientes, os vídeos conseguem simular o contato pessoal, gerando credibilidade ao vendedor.
  • Infotenimento: é a maneira de transmitir informação no formato de entretenimento. Os vídeos são montados para educar o público e que pareça entretenimento, e com isso as pessoas ficam mais atraídas pela mensagem.
  • Junção do email e vídeo: inserir um vídeo dentro de um email que faça com que as pessoas cliquem para assistir, aumenta a retenção do receptor da mensagem.

Marketing de conteúdo: um aliado poderoso

O valor de um conteúdo bem produzido, informativo e que gere retorno é o grande trunfo no mercado contemporâneo. E os vídeos on-line aproveitam bastante desse período em que não basta apenas criar e divulgar, mas sim levar a informação que seu público-alvo deseja ter disponível.

Henrique Portugal, tecladista do Skank, empreendedor, economista e investidor acredita que as pessoas hoje se relacionam mais naturalmente com os vídeos, pois eles são bem instrutivos e o poder que a imagem tem de ensinar mais rapidamente é enorme.  Com a facilidade de produção de um vídeo que se tem hoje a inserção de um conteúdo bem feito e interessante é o complemento ideal nesse ambiente virtual.

Atualmente também temos mais opções de divulgação dos vídeos com conteúdos bem específicos. E cada vez mais veremos os conteúdos pagos para um público selecionado ganhando força na internet. As marcas também passarão a produzir mais conteúdos e encontrar os meios certos para divulgá-los. É o que espera Rodrigo Paolucci, CEO da YContent.

E produzir conteúdos utilizando os vídeos também é com a gente. Em breve postaremos um vídeo analisando os resultados de um conteúdo estático comparado com um conteúdo de vídeos on-line.

Os meios para a produção dos vídeos estão bem perto de você, basta unir as condições materiais com seu conteúdo para ter um vídeo on-line. A ideia de Glauber Rocha de ‘uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ nunca esteve tão forte. Agora é produzir e aproveitar de tudo de melhor que um vídeo pode trazer a você. Agradecemos pela leitura de nosso artigo e esperamos ter ajudado você a entender sobre essa área. Até a próxima!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0
YOUR CART
  • No products in the cart.