Na imagem que ilustra este artigo, exemplo de anúncio de autobot desenvolvido pela blah para franquia body health antes mesmo de ser uma franquia há quase 5 anos. Para a campanha de chatbot realizada para a rede de academias Body Health há cerca de 5 anos, desenvolvemos um chatbot no aplicativo manychat de onde atraímos interessados pelo chat do facebook messenger e realizávamos desde a entrega de material rico, como e-books e dicas, como direcionávamos para os setores de vendas, financeiro, atendimento e até mesmo promoções e reativações de ex-clientes eram realizadas pela plataforma. Se já fazíamos isso há 5 anos atrás, imagina como podemos personalizar seu relacionamento com o consumidor, seu branding, marketing, mídias sociais, propaganda, crm, site, tudo interligados e conversando especificamente com seu consumidor, seria ótimo, concorda?

Como projetar o relacionamento personalizado da sua empresa

Garantir que a sua marca tenha um bom posicionamento dentro do mercado é muito importante, principalmente se você estiver começando agora. No entanto, marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que possibilitam a construção dessa sua imagem através geração de valor e criação de autoridade. Com isso, além da sua empresa atrair mais clientes, ela se torna uma presença ativa e reconhecida.

Pensando nisso, trouxemos esse assunto para que você possa passar a utilizar essas estratégias o mais rápido possível. Além disso, a marca Boa Esperança foi projetada em cima desses pilares com intuito de fidelizar os clientes/consumidores.

O novo consumidor e a importância do bom relacionamento

Nos últimos anos, o novo consumidor tornou-se o principal foco das empresas. Ou seja, antigamente para realizar uma compra as pessoas teriam que se dirigir até uma loja física. No entanto, com as evoluções tecnológicas tudo isso é possível através de um clique. Dessa forma, foi preciso criar mecanismos que tragam conforto, qualidade e bom atendimento para essas pessoas.

Entretanto, esse relacionamento se estende para todos os cantos, não somente de forma on-line. Por isso que é preciso construir uma marca voltada em uma base sólida e que transmite tudo aquilo que a sua persona procura. Sendo assim, desde o início do relacionamento entre consumidor e marca, até a finalização ou fechamento de vendas, é preciso manter a qualidade no atendimento.

Algumas estratégias podem ser usadas de formas diferentes dentro da sua marca, no âmbito virtual, para construir um relacionamento personalizado. Dentre elas estão:

  • Growth marketing:  a maneira mais simples de explicar esse conceito é dizendo que ele tem o intuito de crescer sua marca atingindo suas principais metas comerciais. Sendo assim, usar formas de manter a conexão com o clientes e gerar vendas recorrentes é fundamental.
  • Growth driven: Esse conceito é uma estratégia do UX Design Strategy. Que é usado para refazer ou melhorar sites e aplicativos. No entanto eles são usados com base em pesquisas e estudos para que não interferir no modo de utilização dos usuários. O foco principal dessas duas ferramentas é alcançar objetivos através da criação e otimização de páginas na internet.
  • Design strategy:é um conceito novo e que aborda, principalmente, as habilidades necessárias para garantir que sua empresa cresça de modo sustentável e a logo prazo.

Como uma marca pode criar bons relacionamentos

Sendo assim, é importante que as empresas garantam ao consumidor que ele está sendo atendido da melhor forma possível. E que soluções apresentadas consigam resolver as dores daquele cliente. Usar as estratégias citadas anteriormente podem te ajudar nessa etapa.

Depois de entender qual é a importância do bom relacionamento entre os clientes e a empresa, é preciso saber como a sua marca pode criar essa conexão.

Conheça o seu público

Primeiramente, conhecer o seu público é completamente fundamental para conseguir criar relacionamentos personalizados para atender as demandas dessa pessoa. Muitas empresas começam a vender coisas na internet, serviços ou qualquer tipo de produto sem conhecer, de fato, o cliente que deseja atender. 

Dessa forma, as estratégias utilizadas do Marketing digital não vão conseguir atender as expectativas. Por isso é preciso entender quem são essas pessoas, o que elas procuram, a sua idade, o que elas desejam conhecer, seus hobbies, endereço e afins. Somente assim é possível garantir o atendimento personalizado.

Escute o seu cliente

Sempre ao iniciar uma relação com seu cliente é preciso entender o que ele procura. Dessa forma, todas as informações que eles te passarão serão extremamente valiosos para o futuro da sua empresa. Ou seja, entender por quais motivos ele busca o seu negócio, qual o valor da sua empresa na vida dele, o que ele busca na sua rede social e todos os feedbacks, negativos ou positivos.

Pós-venda

Para quem acha que depois de vender um produto ou serviço o atendimento está finalizado, é muito pelo contrário. Um bom atendimento em um relacionamento personalizado é feito através do pós-venda.  Por exemplo, o cliente comprou uma viagem onde existiam vários pacotes diferentes. Entre eles, alguns passeios estavam inclusos. 

Sendo assim, é importante que depois de toda a programação, você volte a conversar com esses consumidores. Saber se tudo ocorreu bem, se ele teve algum problema, se ele gostou do seu atendimento e deixar as portas abertas para que em breve ele feche outros negócios com você.

Garantir exclusividade no atendimento

Todos nós gostamos de nos sentir exclusivos, não é diferente com o cliente. Sendo assim, sempre que puder usar uma estratégia dentro da sua marca que possibilite que seus consumidores a ter acesso exclusivo em algum produto ou serviço, faça. Não importa se serão grandes coisas ou pequenos brindes, o importante é sempre mostrar que para sua empresa aquele cliente é fundamental.

Bom treinamento aos seus colaboradores

Como já foi mencionado no artigo, uma marca bem estruturada, precisa estar em todos os lugares, gerando valor ao seu consumidor e atendendo com soluções ideais, todos os problemas daqueles clientes. 

No entanto, é preciso oferecer um bom treinamento a sua equipe, para não haver furos nos atendimentos. Vale investir em treinamentos rotineiros, em ferramentas que facilitem a comunicação entre o cliente e empresa. Otimização e autonomia também precisam estar incluídas nas estratégias de um bom relacionamento personalizado.

Por fim, é preciso entender que a empresa, por maior e melhor estruturada que seja, não existe sem cliente. Por isso, independente do local onde ela está inserida, se há espaço físico ou virtual, o cliente precisa ser bem atendido e ter respostas rápidas para todos os seus questionamentos. Além disso, essa transparência dá ainda mais credibilidade para a sua marca.

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