Conheça a história da Blackout, uma empresa de aplicação de películas que criou um anúncio no GOOGLE ADS e conseguiu mais de 100 clientes em um único mês.
Este é um exemplo hipotético para um leitor que nos pediu um conteúdo sobre como começar a anunciar no google ads. Os resultados e exemplos apresentados não chegaram a ser implantados. Trata-se de sugestões para que o leitor comece a realizar seus anúncios e estratégias aqui citadas.
Google Ads
O Google Ads, antigo Adwords, é uma plataforma de anúncios do Google que lhe permite contratar palavras-chave para aparecer nas redes de pesquisa e também em vários sites parceiros através da rede de display do Google. Além destas duas formas mais tradicionais, por ele você também pode anunciar no Youtube, Gmail, Play Store e implantar diversas estratégias para atingir seu público alvo, como a mais famosa, o remarketing.
Já viu quando você entra no site e passa a ser perseguido por anúncios daquele produto ou serviço que você pesquisou recentemente? Então, isso é o remarketing.
Através de “pixels” com código específico, os sites passam a rastrear os ip´s dos clientes e mostrar a eles os anúncios pelos quais ele pesquisou recentemente. É possível criar anúncios específicos para pessoas que iniciaram uma compra e não concluíram, abandonaram o carrinho de compras ou pesquisam determinados produtos de forma automatizada. É demais!
Hoje iremos falar sobre estratégias um pouco mais básicas para pessoas que querem criar seu primeiro anúncio no Adwords, citando como exemplo uma loja de películas residenciais e automotivas.
O primeiro passo é criar sua conta no Google Ads: https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/
A plataforma passou por reformulações e hoje está bem intuitiva e fácil de usar, basta ir seguindo os passos:
1- Escolha do objetivo
É importante dizer que o Google já passa algumas considerações de acordo com o tipo de negócio, ou seja, se você não tem um site e deseja receber mais ligações, pode escolher esta opção. Se você possui um site e deseja levar seus clientes até ele para conhecerem melhor seus serviços e produtos, pode-se selecionar esta opção. Leia com atenção as orientações e siga em frente.
Em nosso exemplo, escolhemos a opção gerar mais visitas ao site, pois, o cliente em questão possui uma loja de películas de proteção solar e deseja criar um site para expor e vender todos os seus produtos. O seu foco geral é também disponibilizar atendimentos via e-mail, Whatsapp e em suas redes sociais, além de possuir pixels de remarketing e venda online com entrega para todo o Brasil!
2- O segundo passo é escolher o raio de atuação.
Neste caso você deve analisar uma série de fatores, como e onde estão seus clientes, se há condições de atender a qualquer lugar, em qual região a concorrência é mais fraca ou mais forte. Também é preciso escolher se é possível atender toda a demanda dos locais de atuação escolhidos. Essas e muitas outras questões relativas a cada tipo de negócio.
Neste acontecimento, escolhemos um raio de 25 km de Aracaju, que é a região do nosso cliente e a área que ele consegue atender com eficiência, tanto à distância pela internet, quanto em sua loja física.
3 – Definição das categorias e palavras-chave:
Neste caso escolhemos a categoria “insulfilm” e o Google já nos deu diversas opções, como:
“insulfim g5, insulfilm preço, insulfim espelhado, insulfilm residencial, película automotiva, película de vidro para carros, peliculas g5 entre outras.”
É importante escolher palavras mais específicas para levar um público mais segmentado para o seu site, por exemplo: de nada adianta eu utilizar uma palavra genérica como “películas”, pois, desta forma levaríamos uma grande quantidade de pessoas para o nosso site. Porém, não necessariamente estas pessoas estariam buscando pelo nosso produto, com isso, estaríamos jogando nosso rico dinheirinho fora. Neste caso escolhemos então apenas as palavras-chave que são do nosso interesse.
4 – Criação de anúncios.
Nesta hora entra em cena toda a criatividade e persuasão. Um anúncio bem escrito deve ser direto e convencer o público a realizar a ação que você deseja. Como nossa ideia inicial é levar as pessoas para o nosso site criamos o seguinte texto:
Blackout Películas – Insulfilm Residencial e Automotivo.
Acesse nosso site e faça um orçamento online!
Desta forma incentivamos as pessoas a entrarem no nosso site, onde dentro dele teremos várias iscas para fisgar o contato deste cliente. Além do pixel de remarketing e outras estratégias de captação que podemos incluir como atendimento online, e-mail e redes sociais.
Após a criação do anúncio textual, você também pode incluir imagens que irão compor os anúncios responsivos. São estes os anúncios que aparecem em toda a rede de display do Google em grandes portais como UOL e GLOBO, junto ao anúncio textual, e pode ser utilizado também nas campanhas de remarketing.
5- Definição do orçamento e formas de pagamento.
O último passo é definir quanto você deseja investir e configurar suas formas de pagamento. Ao definir os valores, o Google já lhe dá uma estimativa de quantos cliques você irá receber e como você pode otimizar seus investimentos. Feito isso, basta revisar todos os aspectos do seu anúncio e configurar a forma de pagamento.
Pronto, seus anúncios passaram por uma revisão e logo começarão a ser veiculados.
E aí, o que achou do nosso artigo? Esperamos ter contribuído para que você crie sua primeira campanha no Google.
Sugerimos ainda que você instale seu pixel de remarketing e passe a trabalhar estratégias de recuperação de contatos, pois elas trazem resultados surpreendentes.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de uma forcinha, basta nos enviar um e-mail que teremos prazer em lhe atender.
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OBS. Este é um exemplo hipotético de um leitor que nos pediu um conteúdo sobre como começar a anunciar no Google ads.
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