Atualmente, o marketing é considerado como um dos fatores essenciais para a satisfação das necessidades dos mais diversos públicos alvos. Uma de suas funções é entender seu consumidor para só então oferecer produtos e serviços que supram essas necessidades e anseios.
Para ser ainda mais eficaz, há também a possibilidade de utilizarmos o marketing sensorial, contemplando não só as estratégias convencionais, como abarcando cada um dos sentidos humanos.
Conheçam algumas das táticas que podem ser utilizadas para a elaboração de uma estratégia bem sucedida, lembrando que esta não é uma lista completa de possíveis elementos sensoriais, mas ajuda bastante na construção de uma identidade única para diferenciá-lo de seus concorrentes, assim há a possibilidade de conquistar seus clientes emocionalmente e não só se vendendo um produto.
- Visão – logo, identidade visual, design do produto, cor, fonte tipográfica;
- Audição – música, sons do produto, jingle, sinal sonoro;
- Paladar – sabor do produto, brindes/presentes comestíveis;
- Odor – aroma do ambiente, aroma do produto;
- Tato – forma e superfície do produto, materiais de MKT, superfícies ambiente, texturas;
Com esta lista você está apto a associar os sentidos do seu cliente a sua marca e com o tempo poder faze-lo lembrar de você com uma memória lúdica e prazerosa, sempre que tiver contato com qualquer elemento de sua identidade sensorial.