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Mensagem Dia dos Trabalhadores – Primeiro Maio – Bem vindo Maio, o mês do trabalho e das mães. Alguma coincidência?

Brincadeiras e trocadilhos à parte, além de mês das mães e ser o mês do primeiro de Maio, o dia do Trabalhador, Maio é marcado por ser um mês agitado para os negócios. Pensando nisso nós já juntamos a nossa homenagem um cronograma de datas sazonal para facilitar para você se planejar, trabalhador, empreendedor, empresários, e profissionais da comunicação, é claro.

Parabéns a todos nós!

Bem vindo Maio, Primeiro de Maio, seja bem vindo mais um mês em mais um calendário sazonal, como todo ano acontece, e o que mudou de lá, pra cá? Sei lá. Só o mundo que parece que tá do lado do avesso mas tudo bem.

Que loucura, hein?

E ano que vem tem de novo, e para lá, você vai se planejar?

Está na hora de parar de agir por acasos, se planejar com base em dados, e usar toda tecnologia que temos a nosso favor.

Mas primeiro, falemos mais sobre este importante mês.

Iniciando com uma data importantíssima e uma bela homenagem  a todos os trabalhadores realizada por trabalhadores e empregadores de todo o mundo.

De fato, a data se tornou o foco do assunto, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos a data figurou nos trendings de todo o mundo, pois vi alguns caracteres que não soube identificar para confirmar, realmente. Deu até vontade de pesquisar, mas ainda tinha que dar um retoque aqui se não esse post não ficaria pronto à tempo… rs.

E nós desde já deixamos nossa mensagem em homenagem ao dia dos trabalhadores. Mas não sem antes compartilhar bastantes frases sobre o dia do trabalhador, posts para mídias sociais do dia dos Trabalhadores e e frases de carinho e reconhecimento a todos que lutam por melhores condições de trabalho e justiça.

Hoje é o Dia dos Trabalhadores, uma data muito importante para celebrar a contribuição que os trabalhadores dão para o desenvolvimento e crescimento de suas comunidades. Para homenagear essa data, muitas empresas estão oferecendo promoções e descontos especiais, para ajudar as pessoas a economizar dinheiro enquanto compram produtos de qualidade.

 

Nós, por outro lado, nos dedicamos em um conteúdo exclusivo e de alto valor teórico na área do marketing, marketing digital, estratégia, growth, e claro, marketing, pois somos uma agência de Marketing e Comunicação e em nossa essência valorizamos o marketing de verdade, algo que hoje qualquer empresa pode fazer, seguindo alguns passos básicos para o mínimo, mas muito complexos para o máximo, o que por vezes, não se tem sequer limite.

Sobretudo nos dias de hoje, onde um artigo que levei cerca de 3 a 4 horas escrevendo, poderia facilmente ter sido escrito com a ajuda da famosa IA, a inteligência artificial que amedronta muita gente. Mas por nossa vez, a temos como uma aliada e parceira na propagação de nossa missão, de fortalecer marcas, pessoas, transformar realidades, fazer a diferença no Mundo, utilizando como base para tais transformações tudo o que aprendi sobre Marketing, nestes 20 anos em que sempre busquei me atualizar, e hoje mais que nunca sendo um grande estudioso e entusiasta da área.
Neste dia dos Trabalhadores, estamos nos dedicando a criar algumas pequenas dicas para que profissionais e empreendedores possam ser cada vez mais bem sucedidos em suas áreas. Por isto separamos algumas dicas básicas de Marketing e aproveitamos este post para questionar até quando você vai ficar esperando o trator passar por cima para perceber que sem um Marketing Eficiente e Relevante a sua empresa não se destaca no Mercado.

E pensando nisto começamos com 5 dicas que são essenciais para que você comece a ter a sua noção de Marketing.

Mas antes de conhecer nossas dicas, conheça mais algumas postagens e mensagens para o dia do trabalhador:

  1. Conheça seu público-alvo:

    entenda quem é seu público-alvo, quais são suas necessidades e desejos, e como seu produto pode ajudá-los a resolver um problema ou alcançar uma meta. Você também deve conhecer seu medos e anseios, aquilo que o aflige, seus comportamentos, hábitos, cultura, religião, hobbies, aversões, dados demográficos e psicográficos, e assim tratar cada cliente com sua devida exclusividade e profissionalismo, não apenas forçando vendas, como se era função do Marketing e principalmente da Propaganda, em seus primórdios, mas sim moldando produtos e serviços à necessidades existentes ou até mesmo inexistentes, criando uma necessidade que seu cliente nem sabia que possuía. Sim, muitas Marcas já fizeram isso, mas não falaremos sobre elas agora.

  2. Destaque os benefícios tangíveis e emocionais:

    em vez de apenas descrever as características do produto, destaque os benefícios que ele oferece ao cliente. Por exemplo, em vez de dizer “nosso produto tem um processador de alta velocidade”, você poderia dizer “você pode concluir tarefas mais rapidamente e economizar tempo com nosso processador de alta velocidade”. Também é válido utilizar de laços emotivos e de afeto para se tocar o coração do consumidor e conectá-lo à sua Marca, ou causa.

    Existem as compras motivadas pelo lado Racional do cérebro, mas em sua maioria, nossas decisões são mais emotivas do que racionais. Eu inclusive publiquei um aritgo sobre como se utilizar o NeuroMarketing para se criar Marcas que se conectassem com o subconsciente de seu cliente. Mas também não é sobre meu artigo que falarei neste post, que tem como objetivo dar um norte muito bem dado para quem ainda está parado no mundo do Marketing, apenas esperando a boiada passar e ficando para trás, como diríamos aqui em Minas Gerais.

  3. Use prova social, depoimentos e influencers:inclua depoimentos de clientes satisfeitos, prêmios ou certificações, recebidos, ou outras formas de prova social que possam aumentar a confiança do cliente em seu produto. Faça parcerias com Influencers e deixem que expressem sua real experiência, se o feedback for negativo, é sinal que você precisa melhorar seu produto. Em caso de feedbacks positivos, dê amplitude ea voz do influencer e ganhe notoriedade com isso.
  4. Crie um senso de urgência, use alguns gatilhos mas tenha cuidado para não se tornar irrelevante:
    Ofereça uma promoção por tempo limitado ou destaque o número limitado de unidades disponíveis para criar um senso de urgência e incentivar os clientes a agir rapidamente. Estratégias promocionais como essas funcionam, mas não são a forma mais indicada de se agregar valor a uma marca.Marcas que vivem de promoções tendem a ter uma margem mais apertada e estão mais sujeitas as investidas da concorrência. Pois se o preço é o que mais importa para a sua Marca, é sinal que o valor visto nela não tem sido positivo e pode ser mais interessante apostar em campanhas institucionais, emocionais e reforçar seus valores e propósito como Marca, usando promoções em épocas sazonais e ocasionais.
  5. “Utilize Calls To Action às suas comunicações” Inclua uma chamada para ação clara: termine o texto de vendas com uma chamada para ação clara e específica, como “clique aqui para comprar agora” ou “ligue para nós para agendar uma consulta”. A Estratégia da “CTA” é uma das mais difundidas dentre todas técnicas da comunicação.Seja nos estilos “storytelling” “dicursos quadrifásicos”, “textões persuasivos, textos informativos ou promocionais, você ocasionalmente está sempre convidando o seu interlocutor a realizar uma ação, por isso você deve oferecer benefícios, provas, e justificar o esforço da ação através do valor prometido por sua mensagem, o famoso discurso fechado que é aplicado de forma estratosférica em todos os tipos de mídias e comunicações que você pode ver ou imaginar.A famosa chamada para ação é uma pérola da comunicação, inclusive sendo nomeada “peroração” no processo do discurso aristotélico, ou quadrifásico, também sendo conhecido como “circuito fechado” e muito difundido junto às técnicas de marketing digital, neuroimarketing e comunicação, que se provam fórmulas vencedoras há decadas e ainda hoje garantem uma grande eficácia, em muitos dos casos.Com o discurso aristotélico composto por 4 etapas, podem-se utilizar se os famosos “gatilhos mentais”, utilizando se de diversos técnicas de incentivo a ação, tendo 7 principais gatilhos, porém inúmeras formas de utilizá-los e de se fazer uso da persuasão de forma maestral, sendo os 7  principais para ser mais exato, e mais difundidos, porém sendo o Marketing de hoje ainda mais complexo do que simples frases de impacto e gatilhos que se comunicam diretamente com nossos instintos inconscientes, o mais selvagem instinto natural do ser humano, que é utilizado para induzí-lo a compras e percepções.É impressionante como em um mundo em que as tecnologias evoluem tanto, em questões técnicas, comportamentais, de forma rápida e com cada vez mais plataformas, funcionem ainda hoje, décadas após seus primeiros usos com cunhos deliberadamente comunicacionais e com objetivos de marketing e mais de uma década de sua difusão massificada junto a toda população, com diversos Gurus como Erico Rocha ou grandes autoridades e influencers em comunicação, até hoje reafirmando o que também assinamos em baixo. As tecnologias podem evoluir e se transformar de forma abrupta e descontruir todo um ecossistema, como foi a revolução do marketing digital, da crise pandêmica do covid-19 que acelerou ainda mais o processo e mais recentemente, com a massificação das inteligências de artificial.Sendo claro assim dizer, que apesar da tecnologia evoluir, a teoria da comunicação e do marketing se perpetuam, muitas vezes apenas evoluindo em abordagens, mas ainda assim mantendo suas estratégias e técnicas mais primitivas, que hoje poderíamos considerar a publicidade tradicional, que apesar da perda de atenção para os meios e plataformas digitais,  e desta forma tendo o marketing tradicional ou outdbound marketing, evoluindo para algumas metodologias mais conhecidas englobando o marketing digital, inbound marketing (ou marketing de conteúdo) e agora mais recentemente, Growh marketing, growth driven design, user experience, que afinal, nada mais são do que metodologias que evoluem umas sobre as outras, mas se você depender apenas destas estratégias para se sobressair, talvez não alcance mais do que uma mera posição mediana no mercado, mais do que o neuromarketing, a neurolinguística e as técnicas cientificamente comprovadas mais eficientes de conversão e nutrição de leads garantem. Mas a verdade é, que sem conteúdo de valor, você não terá nada mais do que uma grande base de leads, mas pouca autoridade, reconhecimento, valores agregados, e um significado de marca, ou seja, sua marca não terá valor nenhum.

    O poder de uma comunicação persuasiva e estratégica, não por convencer, mas sim por modificar percepções, hábitos, tendências e imagens.

  6. Por isso nem sempre é indicado abusar das CTAS, e na produção de conteúdo para mídias sociais por exemplo, temos o contexto em si, como muito mais importante perante à própria CTA, mas acredite, a maioria das vezes a CTA vai estar lá.Ainda em dúvidas sobre o que é CTA? A Famosa Chamada para Ação?Então clica aqui que eu te conto, temos um artigo novinho falando sobre mídias sociais e a importância das CTAS na conversão de resultados, leads, oportunidades, e claro, vendas.

Growth Marketing Plan; Branding, Presença Digital e Hospedagem Web Premium Lemonade IdeiasBlah! Tudo o que você precisa para ter uma marca forte e que saiba a hora certa de usar as CTAS;

Lembre-se de que um bom texto de vendas é aquele que responde às perguntas do cliente, destaca os benefícios do produto, toca o emocional do seu cliente e cria laços de proximidade, acolhimento, pertencimento, dentre outros sentimentos, e por fim, incentiva a ação desejada, que na comunicação e como profissional da publicidade e propaganda, chamamos de proposição única da mensagem, onde, concordo, uma comunicação não pode ser ambígua, confusa, indiferente, ou ter dois objetivos diferentes, o que enfraquece o poder da sua influência sobre o receptor e provavelmente confundirá a mente do seu cliente não gerando nem uma, nem outra das ações desejadas.

A comunicação para ser efetiva deve causar uma emoção, um sentimento, se não, não foi eficiente. No entando não basta apenas criar mensagens impactantes ou emotivas, suas ações devem estar conectadas à sua marca em sua essência, garantindo a unidade de comunicação e toda a sua empresa, marca, clientes, concorrentes e mercado ou segmento devem reconhecer sua marca por suas posições, seus signos, o famoso “branding”, que nada mais é, do que o significado da Marca.

Agora que explicamos um pouquinho mais sobre Marketing, Branding e um pouco mais, vamos às nossas homenagens  aos trabalhadores, incluindo nós mesmos, a dedicar o meu dia a você, empreendedores, empresários, trabalhador, e todos que mesmo sem saber têm uma estratégia própria de se viver, de se desejar um algo a mais, algumas tão instintivas quanto naturais, outros de forma planejada e meticulosa, o que é cada vez mais normal, sobretudo com o maior acesso a informação, e infelizmente, não podemos ser inocentes a ponto de não possuirmos nossas próprias estratégias, posicionamentos, formas de nos posicionar, e acredite, se você não têm, os outros já a projetaram sobre você.

Se você não cria sua imagem, outros criaram a sua própria imagem sobre você.

Este é um dos conceitos mais celebres do Marketing, e lembro como se fosse hoje de minhas aulas na faculdade brilhando os olhos ao conhecer apenas a ponta do iceberg de tudo oque viria a conhecer desde então. E assim como no mundo corporativo, isso também ocorre nas relações interpessoais, nos relacionamentos e na sociedade, talvez de maneira ainda mais abrupta do que no mundo comercial, onde o foco na maioria das vezes é o lucro.

E para se obter o tão sonho lucro, destaque e riqueza, podem ser válidas das estratégias leais, quanto também de muitas estratégias que alguns consideraríam desleais, sendo válido atacar e flanquear seu concorrente, se defender, abusar de suas forças e minimizar as fraquezas, aguardar o momento certo, fazer bom proveito das oportunidades eventuais e se valer das fraquezas e ameaças sofridas por seus concorrentes, ao menos na teoria é assim.

Mas na prática ninguém nem sabe o que é Marketing, e cada vez mais sabemos menos, de tão singelo, sutil, eficaz, natural se tornou o Marketing. Nem mesmo algumas pessoas que trabalham com estratégia conhecem na essência o que se é o Marketing, a Estratégia, sequer tem ciência de que o Marketing e Estratégia, assim como a comunicação, tratam-se de conceitos a níveis hierárquicos, mas que na maioria das vezes se confundem, justamente pelo sútil fato de a Comunicação (Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa,

De modo que nós mesmos deixamos de repará-lo, e nesse momento, pode ter certeza que sua percepção já foi moldada por uma verdadeira estratégia de Branding, casos de produtos e serviços que se tornam sinônimos do dia a dia, marcas que se tornam mais conhecidas a ponto de serem obrigadas a mudar de nome, de tão eficaz foi sua estratégia de propagação da mensagem. E nesta hora vale tudo, criar novos usos, ser agressivo comercialmente, flanquear concorrentes específicos, adotar uma postura de liderança, defensiva, e até mesmo indiferente, e não só gatilhos mentais vão ser suficientes neste aspecto.

Mas por fim, como todo conteúdo tem um objetivo, o meu é fazer você se situar e saber que se você não está pensando a nível de visão, valores, propósito, sua marca não está embasada de forma sólida, ou pelo menos não de modo exclusivo e único a ponto de gerar conexões reais, e identificação com pessoas por seus ideias e modo de se posicionar perante o cenário que engloba toda uma organização.

Eu sei, não é fácil e foi difícil até pra mim, publicitário com mais de 20 anos na área, aprender o significado e o poder de uma Marca, seu diferencial em sua essência e como este diferencial deve ser construído.Mas para facilitar para você que chegou até aqui, um pequeno presente para que você não perca mais uma oportunidade de se conectar com seu público, e inicie sua estratégia de Marketing, mesmo que de forma tímida. O primeiro ponto é saber em qual situação a sua empresa se encontra perante o ambiente externo e claro, interno, pois o marketing parte também das pessoas, e por isso suas visões devem ser compartilhadas, e só podem seguir o mesmo caminho que você, lado a lado, em uma relação de confiança mútua, aqueles que copactuem dos mesmos valores que você.

Aqui na IdeiasBlah.com.br, tivemos momentos e momentos, de grande crescimento e retrações, porém uma coisa sempre se manteve, independente dos altos e baixos do mercado, sobretudo de uma pequena agência de Publicidade nas Montanhas do Sul de Minas Gerais, no interior do Brasil, rodeado de serras e cachoeiras, lagos e próximas às mais bonitas praias, que lhe convido em um dia ensolarado a conhecer a forma como trabalhamos.Mas não sem antes lhe dar uma lista das próximas datas que você não pode deixar passar em branco.

Confira aqui a lista das próximas datas sazonais que passamos a manhã trabalhando para ver se conseguiríamos fazer você ler este post.

Sem mais delongas, segue cronograma de datas comemorativas:

Parabéns a você, trabalhador, que aproveita seu tempo livre para buscar conhecimento, isto é sinal de que você não está satisfeito no nível atual, sendo assim, nossos profundos votos de gratidão, por com certeza fazer a diferença na função a qual exercer.Mas o Dia dos Trabalhadores também marca o início de um novo ano de oportunidades para o marketing. Para ajudar você a planejar suas campanhas promocionais, preparamos um cronograma com as datas mais importantes para o marketing durante os próximos 365 dias. Confira abaixo:

1º de Maio – Dia dos Trabalhadores

12 de Junho – Dia dos Namorados

13 de Julho – Dia Mundial do Rock

25 de Julho – Dia do Colono e do Motorista

11 de Agosto – Dia do Estudante

07 de Setembro – Dia da Independência do Brasil

12 de Outubro – Dia das Crianças

15 de Outubro – Dia do Professor

31 de Outubro – Halloween

15 de Novembro – Proclamação da República

25 de Dezembro – Natal

31 de Dezembro – Réveillon

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