marketing para pequenas empresas

Sua empresa é nova e possui poucos clientes? Dificuldade para sobreviver no mercado e sofre com a baixa receita e lucratividade? Leia agora como resolver este problema e começar agora mesmo a gerar resultados positivos com marketing para pequenas empresas. Um testemunho completo e dicas de quem sentiu a crise na pele e usou de todas as estratégias possíveis para sobreviver e continuar buscando destaque em seu nicho de atuação.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter mais do que as características clássicas de um bom empreendedor para se manter e crescer no nicho que se escolhe atender. A Blah, como uma empresa de pequeno porte, em 4 anos de atuação e muitas adversidades vem ganhando território e se consolidando a cada dificuldade superada, lentamente crescendo e se expandindo a cada nova experiência.

O Brasil não é nem de longe o paraíso das pequenas empresas, há uma dificuldade imensa logo de início para abrir as portas de um negócio devido a enorme burocracia e tributos, o que é extremamente sufocante para o empreendedor para erguer o seu negócio, isso sem contar a concorrência que fará de tudo para evitar a perda da sua  fatia de mercado, por isso é de suma importância um bom marketing para pequenas empresas.

O MARKETING

O planejamento de marketing é de suma importância, tanto quanto o plano de negócios e o plano tributário. Primeiramente é preciso analisar os fatores externos e internos que influenciariam o funcionamento da empresa. Saiba como opera o comportamento de compra do seus clientes e esteja bem informado sobre os seu competidores no mercado, as estratégias e o posicionamento da empresa irão derivar disso, também os objetivos e as metas de marketing. Qualquer plano de marketing precisa ter um cronograma que divida as ações para cada pessoa. Defina quais são seus pontos fortes e fracos, para que possa saber onde melhorar e como oferecer o melhor ao seu cliente, consolidando-se no mercado a medida que conquista cada um, faça com que seus pontos fortes tornem-se um diferencial e que a concorrência não consiga superar.

 

A ESCOLHA DO NOME E DA IDENTIDADE VISUAL

O nome e o som pode transmitir exatamente o que a sua marca significa. Um nome como “Sabor Tropical”  não cairia nada bem para um escritório de contabilidade, para tomar como exemplo. O nome remeteria à serviços de comida referente a países tropicais, como frutas ou iguarias do gênero, o que não tem absolutamente nada a ver com o ramo contábil. Uma empresa de contabilidade deveria usar algo relacionado a números, livros, cálculos etc. É importante escolher um nome que faça associação com o serviço prestado, portanto é ideal também que seja um nome fácil de lembrar e de soletrar para que aumente exponencialmente a clareza do seu empreendimento na mente das pessoas, se posicionando assim de imediato, pondo em prática o marketing para pequenas empresas.

Todo o conceito da identidade visual partirá do universo ao qual o seu nome e o seu serviço está inserido, as cores, tipografia logotipo e demais elementos devem ser uma extensão visual do que já foi estabelecido. Quanto maior a unidade e harmonia maior a capacidade de comunicação do seu serviço perante o mercado consumidor.

É importante frisar, que nem sempre o nome precisa remeter ao que a marca significa, podemos também criar nomes próprios e criativos, fazendo a alusão a itens que extrapolam o físico e tangível, partindo para o lúdico. Estes nomes em geral necessitam de um trabalho de comunicação para que as pessoas conheçam e assimilem seu significado não deixando que os mesmos fiquem subentendidos gerando um ruído na comunicação.

DIVULGAÇÃO DO SEU PRODUTO

Aposte no marketing digital.

Em poucas palavras, ele comporta as atividades que um negócio executa online com o objetivo de criar relacionamentos, negócios e o desenvolvimento da identidade de sua marca. O marketing digital é atualmente fundamental para um bom marketing para pequenas empresas, devido à imersão das pessoas no ambiente digital. Se, antigamente, o acesso era restrito ao ambiente doméstico ou profissional, hoje em dia, as pessoas estão conectadas a todo instante com os aparelhos móveis.

O Marketing Digital é sem sombra de dúvidas uma das melhores ferramentas de comunicação na atualidade, e tem um poder extremamente positivo de conversão. Os principais meios de se realizar marketing digital hoje em dia é pelas redes sociais, sites, emails e aplicativos, como whatsapp, entre outros.

Utilize também estratégias de marketing não convencionais

Isso é uma ótima maneira de atrair destaque para a sua empresa e surpreender os seus clientes. São aquelas ações mais criativas, que não estão nos livros de marketing que precisam de uma mãozinha de um publicitário profissional para que o tiro não saia pela culatra.

Crie um site próprio com um blog

É muito interessante ter uma página corporativa bem estruturada, que demonstre os produtos vendidos ou os serviços prestados. Na página, descreva seções que: tenham as informações da empresa, contem a sua história, digam seus valores e missões, demonstrem a sua responsabilidade social e mostrem seus produtos explicitamente.

Vimos nesse artigo algumas questões acerca da realidade das pequenas empresas, desde sua abertura, as dificuldades enfrentadas e algumas dicas de marketing para alavancar as atividades e obter destaque de forma sólida no mercado.  A Blah possui planos exclusivos de assessoria de marketing para pequenas empresas, com ações exclusivas pautadas no resultado para colocar seu empreendimento nas mídias de forma que atenda as necessidades do mercado e conduza a sua empresa ao sucesso e seus objetivos.

 

Agende agora mesmo uma visita e faça seu plano de marketing!

 

Fontes:

https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/10-maneiras-baratas-de-divulgar-sua-empresa.html

https://blog.egestor.com.br/quais-sao-os-principais-desafios-das-pequenas-empresas/

https://guiaempreendedor.com/micro-e-pequena-empresa-os-5-maiores-desafios-do-mercado-4/

 

 

 

 

 

 

 

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