Pense um pouco e imagine quantos produtos temos disponíveis no mercado hoje em dia. Agora tente visualizar quantos prestadores de serviços existem atualmente. E para complicar um pouco mais, tente imaginar o número de consumidores de qualquer produto/serviço presentes no nosso país. E então, conseguiu? Acho que não chegou nem perto né, são muitas e inúmeras empresas, produtos, serviços onde cada item possui uma marca diferente, e é por isso que existem os logotipos, pois quando você necessita de um produto ou serviço, seu cérebro faz associações em busca de imagens que possam suprir sua necessidade ou resolver seu problema e o que você visualiza em sua mente é o desenho da marca de sua preferência graças ao trabalhoso investimento da empresa em marketing para deixar a marca fixada sem eu subconsciente.
Criar uma imagem que seja vista dentre os milhares de consumidores e mantê-la fixa na mente do seu público alvo é um processo que demanda planejamento e estudo. O logo é a essência da sua empresa, ela deve se manter viva na mente do seu cliente lembrando-o constantemente de tudo que sua empresa pode fazer por ele. Então não fique na mão de qualquer um para desenvolver a lembrança da sua marca, procure profissionais capacitados e evite o que chamamos de criação de logo em massa.
Se um designer, seja amador ou com formação na área lhe apresenta 05, 10 ou 20 opções de logo, pode ter certeza que não passam de desenhos/símbolos aleatórios e uma tipografia bonitinha, porém, feitos sem o estudo necessário para se criar uma marca realmente relevante, levando em conta fatores que vão além da leitura e estética, mas também a chance de seu cliente memorizá-la, diferenciando sua empresa dos concorrentes e o mais importante, remetendo aos valores, posicionamento e características intangíveis originais que cada marca deve possuir.
A importância da marca e da identidade visual
Entende-se por identidade visual um conjunto de elementos distintos que representam visualmente e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Ou seja, esses elementos devem ser tudo o que possa representar sua marca ou corporação.
É através dessa identidade que o consumidor será capaz de diferenciar a sua marca da marca concorrente. Por isso ela deve ser elaborada com muito planejamento e cuidado, pois afinal, a primeira impressão que o público terá da sua marca deve ser a melhor possível.
Um dos meios de expressar a identidade visual é através da marca figurativa ou logotipo. A logo trata-se de um símbolo figurativo e tem como objetivo transmitir a personalidade da empresa. Ela deve ser criada com perfeição, levando em consideração a cultura empresarial, qual imagem pretende-se passar, público alvo, posicionamento no mercado e sua missão.
É esse o símbolo que permanecerá na mente do consumidor, é a ligação entre a empresa e o seu público alvo, devendo ser trabalhada para que se consiga transmitir em sua identidade visual tudo o que a marca representa. Ela precisa ser ao mesmo tempo criativa, significativa, bonita e expressiva.
Sendo assim, construir uma identidade visual de qualidade destaca sua marca sobre as demais, evita que o consumidor se confunda na hora da compra e transmite profissionalismo e confiabilidade, o que gera maior interesse por parte do consumidor.
Para se construir a imagem e o significado da marca é importante utilizar de diversos recursos passando pela publicidade institucional e a forma de contato que seus vendedores e representante abordam um cliente ou possível comprador, lembrando que a gestão da marca é um processo complexo, que aborda todos os impactos da sua identidade com os mais diversos públicos, por isto, ao criar uma marca procure um consultor especializado que pode te auxiliar tanto na criação propriamente dita, quanto na gestão da sua imagem e seus significados.
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